O início desta história remonta à época a seguir à Revolução dos Cravos – 25 de abril de 1974. Nessa altura, a ideia que surgiu foi a de criar uma Comissão de Moradores do Bairro Madre de Deus na freguesia do Beato, em Lisboa, por um grupo organizado de moradores, tendo efetuado várias reuniões e um trabalho local importante ao longo de vários anos mas não tendo formalmente concretizado a criação da associação. Alguns destes moradores ainda residem no Bairro da Madre de Deus.
Em 2016, com a abertura do período de discussão pública referente ao início do procedimento de delimitação da Unidade de Execução Marquês de Olhão e, com os projetos apresentados para esta zona da freguesia do Beato, no Bairro da Madre de Deus, os moradores envidaram vários esforços de modo concertado para constituírem uma Associação de Moradores.
Mais tarde, em 2020, com os novos projetos, os quais, ainda se encontram em fase de construção – a Creche e a Unidade de Saúde do Beato – a ideia de criar a associação local ganhou uma nova energia e um envolvimento dos residentes devido aos receios do seu impacto. A energia desencadeada foi insuficiente para a concretização do ideal de formalização da associação.
Em 2021, após uma profunda reflexão, os Fundadores desta Associação, entenderam que, o seu trabalho, contributo e atividade a implementar pela associação era mais exigente do que o espaço territorial do Bairro da Madre de Deus. E, por essa razão e outras mais, foi consensual que teriam que alargar os seus horizontes e adotar uma nova visão, mais ampla, relativamente às problemáticas existentes na comunidade e às suas expectativas, decidindo o quanto crucial é estar em perfeita colaboração com o Beato.
A Associação
a 29 de dezembro de 2021 foi constituída em Cartório a escritura da associação
Com o impacto avassalador e inesperado a nível planetário da doença do SARS – Covid 19 e as suas variantes, que tem vindo a afetar séria e gravemente as pessoas, a atividade das empresas e os relacionamentos interpessoais e cujas consequências nefastas se mantêm até à presente data – 29 de dezembro de 2021, urge intervir de forma proativa.
Os Fundadores acreditam que esta associação irá ser aceite por todos como um elemento inovador e positivo na sociedade e, estando conscientes do impacto futuro do Hub Criativo do Beato (centro de inovação para empresas criativas e tecnológicas) na população e nos comerciantes, materializaram o projeto da AMEBEATO – Associação de Moradores e Empreendedores do Beato, de adesão voluntária, aberta a todos os residentes ou comerciantes, com o ensejo de prestar uma maior colaboração e apoio a toda a população, respeitando todas as associações existentes, bem como todas as entidades privadas e públicas.
A Associação de AMEBEATO – Moradores e Empreendedores do Beato tem como objetivo auscultar as opiniões de todos aqueles que vivem no Beato e de todas as pessoas coletivas ou os seus colaboradores que aí exercem a sua atividade sobre importantes questões e intervir em representação dos seus associados.
Ao ter uma forte adesão associativa, a AMEBEATO pretende abraçar toda a comunidade do Beato, querendo garantir que as ideias, opiniões, princípios e valores de todos os seus associados sejam respeitados, reconhecidos e valorizados.
Lisboa, 29 de dezembro de 2021
Assembleia Geral
Presidente : Anastácio Neto
Vice-presidente : Amélia Carvalho
Secretário : Maria Guerreiro
Vogal suplente : Nuno Ribeiro
Vogal suplente : Marco Oliveira
Direção
Presidente : António Lobo
Vice-presidente : Pedro Ramalhete
Tesoureiro : Fernando Silva
Secretário : José Ramalhete
Vogal efectivo : Bernardo Cruz
Vogal suplente : Susana Tocca
Vogal suplente : Nuno Rodrigues
Conselho Fiscal
Presidente : Duarte Almeida
Vogal efetivo : Bruno Ferreira
Vogal efectivo : Tânia Costa
Vogal suplente : Adriano Vargas
Amebeato Associação Moradores e Empreendedores do Beato
Marca nacional registada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI.
Com o NIPC 516 736 868
MISSÃO
O desenvolvimento e o progresso socioeconómico, desportivo, ambiental e cultural dos moradores e empreendedores da freguesia do Beato.
OBJECTIVOS
. Representar, promover, intervir e defender os interesses dos seus associados.
. Desenvolver, promover e realizar atividades localmente.
. Defender o que falta e é necessário.
. Estabelecer protocolos, parcerias, descontos em produtos e serviços entre os associados.
. Uma sede na freguesia destinada a proporcionar um espaço para os associados, como também realizar atividades e promoção de eventos.
VALORES
Os valores da associação AMEBEATO:
COOPERAÇÃO: Agir de forma conjunta para um objetivo comum.
RESPEITO: Manifestar cordialidade e benevolência perante opiniões contrárias e não discriminar ninguém por motivos de raça, género ou religião.
SOLIDARIEDADE: Agir com bondade e compaixão para com os associados e a comunidade.
TRANSPARÊNCIA: Colocar ao escrutínio dos associados informações sobre as ações e meios da Associação conforme estabelecido nos Estatutos da AMEBEATO.
INDEPENDÊNCIA: Manter o caráter independente, equidistante e autónomo.
ÉTICA: Agir orientado por bons princípios sem prejudicar o próximo.
. Ter informação sobre eventos e agenda
. Acesso a protocolos e parcerias
. Descontos em iniciativas organizadas
. Descontos em produtos e serviços de associados.
. Apoio e possibilidade de participação de eventos
. Acesso a Protocolos e parcerias
. Oferta formativa certificada
. Descontos em iniciativas organizadas
. Promoção do seu negócio
. Participação de eventos de empreendedorismo dentro do ramo do seu negócio.
. Possibilidade de contribuir e apoiar o Beato
. Ter informação sobre eventos e agenda
. Acesso a protocolos e parcerias
. Descontos em iniciativas organizadas
. Descontos em produtos e serviços de associados.
Colabore connosco
Espaço de divulgação de vagas para colaborar com a AMEBEATO.
Contacte-nos