Loading cart contents...
IMPACTOS DO USO DE ÁLCOOL E DROGAS E A NECESSIDADE DE SOLUÇÕES NO BEATO

Mata o corpo, a alma, destrói a saúde e a reputação.
O uso de álcool e drogas pode causar diversos problemas, nomeadamente:
-
Perda de reflexos e tomada de decisões comprometida;
-
Gastrite, hepatite alcoólica e doenças do fígado;
-
Doenças cardíacas e cirrose;
-
Comportamentos violentos e rutura de relacionamentos;
-
Paragem respiratória;
-
Cancro;
-
Morte;
-
Entre outros.
A freguesia do Beato, em particular a sua zona ribeirinha, regista um número muito elevado de pessoas em situação de sem-abrigo, umas de forma permanente e outras de passagem.
Estas pessoas têm necessidades básicas que nem sempre têm sido resolvidas não obstante as inúmeras associações de apoio a este tipo de público existentes na freguesia.
NOS ÚLTIMOS ANOS, NADA DE VISÍVEL FOI ALCANÇADO. A questão que se coloca é identificar soluções para este problema. O que fazer e como fazer.
Na freguesia do Beato, os residentes de diferentes idades e os visitantes não devem ser expostos a conversas descontroladas, gritos ou comportamentos violentos. Cada indivíduo merece viver num ambiente seguro e tranquilo.
É imperativo que todos, sem exceção, sejam tratados com respeito e dignidade. O desenvolvimento do melhor de cada um deve ser a premissa fundamental.
O poder político, nos seus órgãos eleitos no município de Lisboa (Câmara Municipal e Assembleia Municipal) e na freguesia do Beato (Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia) sempre pôde intervir neste tema (e outros) nos últimos anos. Como não conseguiram encontrar outras respostas ou soluções?
OLHAR PARA O FUTURO NO BEATO Devemos olhar para o futuro, implementar soluções e dotar a freguesia do Beato, em toda a sua área, do que ela não tem. Isso deve ser o objetivo de todos, não somente em sede de campanha.
Em termos de ações práticas, podemos realçar as seguintes:
-
Desenvolvimento de programas de reabilitação acessíveis e de qualidade.
-
Estabelecimento de centros de apoio para sem-abrigo que oferecem alimentação, abrigo e serviços de saúde mental, em Rede e para Portugal.
-
Promoção de campanhas de conscientização e educação sobre os riscos relativos ao consumo de álcool e estupefacientes.
-
Implementação de medidas reais, orientadas para o futuro, para que ninguém esteja sozinho.