IVA 0% E QUANDO OS PREÇOS DEIXAM DE SUBIR?
Confuso ou difícil de perceber?
Numa horta urbana no ano de 2023 foram obtidos vinte quilos de cenouras. Como podem ser vendidas as cenouras com as obrigações tributárias (Finanças), os 20 quilos?
.
Nas outras situações, produções “grandes”, o produtor está registado junto da Autoridade Tributária e irá cumprir as suas obrigações fiscais.
Em termos de IVA o “último” vendedor, o comerciante:
- o comerciante compra ao produtor as cenouras com IVA e deduz.
- O comerciante vende as cenouras aos consumidores finais com IVA a 0%, logo não tem IVA para deduzir. Vende a restaurantes, consumidores finais etc.
Dúvidas:
- Como se identifica o consumidor final? As cenouras vão ser cozidas ou vendidas: o comerciante deve questionar?
- Como se enquadram os intermediários?
- O comerciante no final do negócio das cenouras irá entregar mais impostos ao estado ou o efeito é igual?
- O IVA 0% de alguns produtos vai parar a evolução da inflação?
- O crescimento da inflação ocorre há vários meses e, em cada um dos meses anteriores pagamos mais pelos bens (alimentação etc.). O IVA ZERO o que resolve nesta galopante falta de dinheiro para comprar bens essenciais? Consulte o link – é possível ativar a função com o rato do lado direito, para traduzir de inglês para português.
Saber mais sobre a evolução da inflação:
https://tradingeconomics.com/portugal/inflation-cpi
A Associação de Moradores e Empreendedores do Beato (AMEBEATO), é uma Associação sem fins lucrativos que tem por objetivo primário representar, promover e defender os interesses dos seus associados pessoas singulares e coletivas, tendo como missão o desenvolvimento e o progresso socioeconómico, desportivo, ambiental e cultural dos moradores e empreendedores da freguesia do Beato.