Pesquisa na realidade urbana de Lisboa – Investigación sobre la realidad urbana de Lisboa
Vivemos um momento histórico no que toca à satisfação dos cidadãos com a democracia.
As instituições têm batido no fundo, levando ao surgimento de novas ideias e movimentos políticos. Hoje é comum ouvir académicos, analistas, jornalistas e outros sobre o que é que a “gente” deseja, ou o que é que o “povo” reclama, mas o fato é que sabemos muito pouco sobre o que significa o descontentamento geral ou sobre as razões que levam aos cidadãos a expressá-lo de maneiras diferentes. Compreender isto, porém, é fundamental para poder entender onde vão as democracias contemporâneas e o que se pode fazer para renová-las. Para isso faz falta abordar o problema desde as perspetivas cidadãs, captando em detalhe o que nos motiva a fazer uma ou outra coisa e o que isso significa para cada um.
Escolhi Portugal para fazer parte do meu estudo porque é um país que me fascina e porque estou convencido de que poderá acrescentar ao debate acadêmico perspetivas muito ricas. Mais especificamente, a região de Lisboa (cidade de Lisboa e cidades ao redor) é onde estou a fazer a parte da minha pesquisa focada na realidade urbana (que é uma continuação do meu trabalho no distrito de Portalegre como amostra rural).
Completá-lo requererá vários meses de trabalho pelo que vou precisar da ajuda dos lisboetas: é por isto que peço colaboração e divulgação do meu projeto.
O meu objetivo é realizar entrevistas com cidadãos adultos com direito a voto. As entrevistas terão uma duração de aproximadamente 60-90 minutos, e abrangerão temas referentes à vida em Lisboa, à identidade, e à opinião e participação políticas. Não busco perspetivas “eruditas” nem se requer qualquer preparação. As opiniões e experiências de qualquer lisboeta é o que me interessa neste estudo. Naturalmente, esta participação será sempre confidencial e anónima nos resultados que possam publicar-se no futuro. Qualquer pessoa interessada pode receber mais informação contatando-me no meu correio eletrónico ou WhatsApp. Também me interessa qualquer informação, indicações, recursos, etc. aos que possam dirigir-me e que acreditem que possam ser importantes para minha pesquisa. Qualquer ajuda será de grande utilidade para mim, pois estas entrevistas serão a base da minha tese de doutoramento.
Para mais informações pode consultar o seu perfil institucional:
https://www.lse.ac.uk/Methodology/People/Research-Students/Roni-Küppers/Roni-Küppers
.
A Associação de Moradores e Empreendedores do Beato (AMEBEATO), é uma Associação sem fins lucrativos que tem por objetivo primário representar, promover e defender os interesses dos seus associados pessoas singulares e coletivas, tendo como missão o desenvolvimento e o progresso socioeconómico, desportivo, ambiental e cultural dos moradores e empreendedores da freguesia do Beato.