Loading cart contents...
PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO – O POLIDESPORTIVO DA MATA DA MADRE DE DEUS NA FREGUESIA DO BEATO EM LISBOA
As lonas de cobertura continuam rasgadas e o quiosque da Mata da Madre de Deus permanece fechado. O tempo passa e passa. Antes, este era um local aprazível, com um quiosque e uma ótima esplanada explorada pelos Irmãos Mustarda, onde o parque público era mais cuidado. Bebíamos o nosso café rodeados pela natureza. Noutras épocas realizavam-se as feiras de Natal da freguesia, apresentação das marchas populares, entre outras atividades culturais.
O polidesportivo sempre enfrentou carências estruturais que persistem há muitos anos. A cobertura do campo tem dimensões inferiores às medidas do campo. Em dias de chuva, torna-se um ringue impraticável e perigoso para a prática desportiva, tornando-o inutilizável. As lonas de cobertura, rasgadas e cansadas, dançam ao vento como gigantescos lençóis esquecidos. Para um olhar mais distraído, elas se transformam em velhos guardiões do tempo, que aguardam pacientemente um milagre de sol para serem rejuvenescidos e voltarem à vida.
A informação pública no local aponta a Junta de Freguesia do Beato, na Rua de Xabregas, nº. 67 – 1º, telefone 218 681 107, como entidade responsável pelo espaço. Mas qual o motivo deste local ser designado “Campo de Jogos Polidesportivo”? Será que este recinto pode ser utilizado para a prática de diversas modalidades desportivas? Quais?
A falta de um polidesportivo funcional tem um impacto significativo numa época em que os jovens estão cada vez mais sedentários, em grande parte devido ao uso excessivo das tecnologias (tablets, telemóveis, etc). A ausência de instalações desportivas adequadas desmotiva as pessoas, especialmente os jovens, a deslocarem-se à Mata da Madre de Deus, e consequentemente ao quiosque (caso estivesse aberto). A atividade física é vital para a saúde física e mental, e um espaço bem cuidado poderia incentivar uma maior participação comunitária.
https://amebeato.pt/wp-content/uploads/2024/10/QuiosqueMata.mp4
Além disso, será fundamental revitalizar a Mata da Madre de Deus, caso contrário, corre o risco de se tornar num local inóspito, propenso a “atrair” visitantes indesejados, como delinquentes e toxicodependentes.
Acreditamos e APELAMOS às entidades públicas e privadas que as obras necessárias sejam finalmente realizadas para que a freguesia do Beato tenha um pavilhão desportivo coberto, permitindo a prática de diferentes atividades desportivas, como voleibol, futsal, basquete, futebol, entre outros, por equipas masculinas e femininas.
Esperamos que as infraestruturas da Mata da Madre de Deus sejam recuperadas, incluindo a reparação das estruturas desgastadas, o aumento das dimensões do campo, a demolição da vedação existente, a requalificação da zona envolvente e dos espaços verdes, e a instalação de novas infraestruturas. E, antes do final deste século, que se construa uma cobertura sobre o equipamento existente, permitindo a sua utilização durante todo o ano para a prática desportiva, eventos culturais e recreativos.
O objetivo da associação AMEBEATO é viabilizar diferentes tipos de utilização do espaço e da zona circundante, aproximando-o da população, especialmente dos jovens e idosos. A associação luta pela preservação e revitalização do Bairro Madre de Deus em Lisboa, integrando-o na cidade e no HUB Criativo do Beato.
-
SABER MAIS:
http://www.amebeato.pt
https://amebeato.pt/produto/donativo/
https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/diretorio-da-cidade/polidesportivo-da-mata-da-madre-de-deus
.
A Associação de Moradores e Empreendedores do Beato (AMEBEATO), é uma Associação sem fins lucrativos que tem por objetivo primário representar, promover e defender os interesses dos seus associados pessoas singulares e coletivas, tendo como missão o desenvolvimento e o progresso socioeconómico, desportivo, ambiental e cultural dos moradores e empreendedores da freguesia do Beato.
#AMEBEATO #DONATIVO #MUSTARDA #POLIDESPORTIVO #HUBCRIATIVOBEATO #BEATO