O JOGO DA PETANCA NA FREGUESIA DO BEATO
A origem remonta ao século passado, 1907, e terá começado no Sul de França.
A petanca, de nome completo para os mais entendidos, petanca provençal, é um desporto de equipa e é composto por 6 ou mais bolas (dependendo do número de jogadores) e divididas então de acordo com o número de jogadores, caso sejam 1 para 1, 3 bolas para cada, 2 contra 2, 3 bolas para cada e por fim caso sejam 3 jogadores ficam então 2 bolas para cada, o objetivo do jogo é acertar as bolas numa bola de menor dimensão. Quem estiver mais perto do objetivo, no final ronda ganha pontos. No final do jogo são comparados os pontos e o jogador com a maior soma leva para casa a vitória.
Desde a sua criação até a data de hoje, o jogo tem vindo a difundir-se por todo o mundo. O exemplo disso consegue ser observado pela existência de 2 campos de petanca na Mata da Madre Deus.
Atualmente, existe em Portugal uma Federação de Petanca, onde são realizados torneios contando com um número próximo de 300 jogadores, divididos em 100 equipas de 35 clubes. Este é um desporto que promove o convívio e o intercâmbio cultural.
Neste deporto pode-se pôr em dia a conversa, falar sobre acontecimentos do dia ou e, se o tempo permitir.
Qual a importância da petanca? Para quem não jogue se calhar não é muita, mas para quem joga, petanca pode ser sinónimo de convívio e tempo com amigos, isto claro num nível mais amador.
As competições profissionais trazem uma dinâmica diferente, mais competitiva, mais séria. De dois em dois anos a comunidade mais ‘ferranha’ de jogadores de petanca junta-se em Marselha para assistir ao Mundial, disputado pelas várias nações participantes.
SAIBA MAIS:
CLUBE DE PETANCA DA MADRE DE DEUS
https://www.youtube.com/watch?v=c7OcKgrEC3Y
https://www.mondiallamarseillaiseapetanque.com/
A Associação de Moradores e Empreendedores do Beato (AMEBEATO), é uma Associação sem fins lucrativos que tem por objetivo primário representar, promover e defender os interesses dos seus associados pessoas singulares e coletivas, tendo como missão o desenvolvimento e o progresso socioeconómico, desportivo, ambiental e cultural dos moradores e empreendedores da freguesia do Beato.