SERVIDÃO – Parte 1
Os moradores no Bairro Madre de Deus, no Beato em Lisboa, quando olham para as suas casas vêem uma teia de cabos aéreos de telecomunicações com pontos fixos nas suas moradias.
Não se conhece que algum dos proprietários tenha sido questionado ou que tenha dado consentimento para essa passagem de cabos aéreos de telecomunicações.
As empresas de telecomunicações, como por exemplo a Altice, a NOS a TV-Cabo não se modernizaram, e continuam a fazer passagem dos cabos aéreos de telecomunicações, a usar as paredes das moradias do Bairro Madre de Deus para passar o seu sinal.
Existe uma ausência de simpatia ambiental com a arquitetura, a imagem deste bairro histórico: corresponde a uma poluição estética urbanística.
Atualmente é possível através das estruturas existentes fazer a mudança dos cabos aéreos para a sua passagem pelo subsolo.
Esta alteração poderá obrigar em cada moradia a alterar o ponto de entrada dos cabos do subsolo, para a moradia e para o seu interior.
Em 2017 os moradores na rua D. Luís Coutinho, no Bairro Madre de Deus em Lisboa, uniram-se e fizeram um abaixo-assinado e outro em 2021 que foram enviados à CML, Anacom, JFB e a diversas empresas de telecomunicações para retirarem os cabos da sua propriedade e procederem à sua colocação no subsolo.
A AMEBEATO está a analisar esta situação.