AMEBEATO: Projeto “Bem-Estar Animal”
A Associação de Moradores e Empreendedores do Beato (AMEBEATO), é uma Associação sem fins lucrativos que possui como primário foco representar, promover e defender os interesses dos seus associados e entidades singulares e coletivas. E, tem como missão o desenvolvimento e o progresso socioeconómico, desportivo, ambiental e cultural dos moradores e empreendedores da própria freguesia.
Sabemos que, até pelas diversas e múltiplas solicitações, o bem-estar dos animais nem sempre aparece como uma das primeiras prioridades na política local. Temas como saúde, educação e transportes têm, obviamente, muito mais peso na gestão pública, mas não são (nem podem ser) os únicos. Para tal, podem existir parcerias com vista a que à junção de sinergias com associações locais, de forma a salvaguardar os interesses dos munícipes.
Já que o trabalho de um município é de e para os cidadãos, porque não atender às necessidades que envolvem os patudos que são a companhia dos próprios?
Uma boa educação animal terá uma repercussão positiva nos cidadãos munícipes.
Mahatma Gandhi afirmou que “o grau de civilização de determinada sociedade pode ser medido pela forma como trata os seus animais.”, e em 1978 a Declaração Universal dos Direitos dos Animais reconhecida pela UNESCO e pela ONU foi a primeira grande conquista legal na luta pela proteção animal. Este enunciado deixa por escrito pela primeira vez na História que “todos os animais têm direito a ser respeitados”.
No dia 28 de outubro de 2022 a AMEBEATO enviou por e-mail para a Câmara Municipal de Lisboa e para a Junta de Freguesia do Beato a apresentação e identificação da associação AMEBEATO, como também uma atenta exposição sobre a proposta acima referida.
A AMEBEATO espera, futuramente, possuir um trabalho profícuo em prol desta freguesia.