BEATO – TERRITÓRIO DISPERSO, ILHAS
Lisboa conta com 24 freguesias, todas elas com um charme específico e características que não encontra na freguesia vizinha.
Em 2012 foram implementadas alterações e foram feitas reorganizações administrativas de forma a simplificar as freguesias de Lisboa, tendo passado de 53 para 24.
O Beato foi uma das que manteve o nome e tirando pequenas mudanças com as freguesias vizinhas, não se registaram grandes alterações de funcionamento.
A área, conta com cerca de 12 000 habitantes (dados dos censos de 2011).
Beato. A nossa freguesia. Até que ponto é que conhecemos verdadeiramente a nossa freguesia? Temos inovação?
Tendo em conta a área, acabasse por ter um sentimento de desconexão. Ao fim de contas, a nossa freguesia não está unida. Uma freguesia pode ser unida em vários aspetos. O principal – e que tem de existir antes de qualquer outro aspeto do intercâmbio de experiências dentro da mesma freguesia – é o fator geográfico. Atualmente para fazer a travessia da Madre Deus até a Picheleira é necessária uma grande volta a pé. Os transportes, embora existam opções, não existe nenhuma que ligue diretamente as zonas da freguesia. Existe o autocarro 34b que se destina, sobretudo a passar em todas as zonas e bairros, demorando dificultando a conexão de que falávamos no início.
Serão as realidades das zonas da freguesia diferentes?
Para responder a esta questão teríamos de nos conhecer todos para podermos fazer comentários informados. Uma via pedonal que ligasse as duas zonas da freguesia, permitia uma maior ligação entre duas zonas que, apesar de fazerem parte da mesma freguesia, ainda estão muito distantes.
A Associação de Moradores e Empreendedores do Beato (AMEBEATO), é uma Associação sem fins lucrativos que tem por objetivo primário representar, promover e defender os interesses dos seus associados pessoas singulares e coletivas, tendo como missão o desenvolvimento e o progresso socioeconómico, desportivo, ambiental e cultural dos moradores e empreendedores da freguesia do Beato.